O VIII Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED) organizado pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) propõe que os estudiosos da área de educação, professores/as e alunos/as das licenciaturas discutam nos dias 12 e 13 de maio de 2011 a temática “Formação de professores, diversidade e compromisso social”, com o objetivo de lançar novos olhares sobre a formação docente e o universo da diversidade cultural no mundo contemporâneo, o qual impõe às políticas educacionais e aos seus profissionais inovações na prática pedagógica.

O VIII SIMPOED e suas experiências anteriores são reconhecidos pela preocupação de levantarem temáticas atinentes à qualidade e aos desafios da formação dos professores brasileiros no mundo atual. Ao longo de sua existência o evento contou com uma ampla variedade de temas que discutiam desde as condições de trabalho e saúde do professor às diversas dificuldades enfrentadas pelos docentes na sala de aula. Nesse momento, com o intuito de apontar novos caminhos e novas perspectivas para a melhoria da formação docente diante da diversidade social presente nas escolas, a temática abordada pelo SIMPOED 2011 será “Formação de professores, diversidade e compromisso social”.

Para além de um evento de caráter científico, o SIMPOED tornou-se um espaço de socialização de pesquisas e trocas de experiências sobre a formação de professores/as e os desafios da profissão docente. Assim, o evento pretende promover o intercâmbio entre pesquisadores/as, profissionais da educação básica e alunos/as de licenciatura de modo a contribuir para a divulgação da produção científica na área da educação.

Local: Centro de Convenções de Mariana (em frente a Estação Ferroviária)

Avenida: Getúlio Vargas - Mariana - Minas Gerais

CEP: 35420-000 - Brasil