27/05/2013
8h: Credenciamento
9h30: Solenidade de Abertura [Teatro Ouro Preto]
Mesa: Representante da Reitoria, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitor de Graduação, Diretor do ICHS, Chefe do Departamento de Educação, Presidente da RUDECOLOMBIA, Diretora da RUDECOLOMBIA, Coordenadora Geral do IX SIMPOED, Presidente do Centro de Investigación Vendimia.
Coordenação: Luciana Crivellari Dulci (UFOP)
10h: Mesa de Abertura
Formação de professores e políticas públicas América Latina: desafios atuais
Participantes
Dalila Andrade de Oliveira (UFMG)
Diana Soto Arango (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)
Coordenação:
Joana Romanowski (PUC-PR)
Maria Cristina V. Flachs (UNC)
[Programação Salão Tiradentes]
13h – 14h30: Roda de conversa sobre inclusão com os estudantes da UFOP com necessidades educacionais especiais, seus familiares e demais interessados pelo tema
Coordenação: Marcilene Magalhães da Silva (NEI/UFOP)
[Programação Teatro Ouro Preto]
14 h– 15h30: MESA: Políticas de formação de professores na América Latina
Participantes:
Bernardete Angelina Gatti (FCC)
Iria Brzezinski (PUC-GO)
Alvaro Acevedo Tarazona (Universidad Industrial de Santander – Colômbia)
Coordenação: Marcelo Donizete da Silva (UFOP)
15h30-16: Coffee-break
16 – 17h30: MESA: Políticas públicas de avaliação de professores
Participantes:
Nigel Brooke ( FAE-UFMG)
Vandré Gomes (FCC)
Coordenação:
Daniel Abud Seabra Matos (UFOP)
Jorge Oswaldo Sanchez (Univeersidad de Magdalena – Co)
[Parte externa do Centro de Convenções]
18h30min: Programação cultural – Grupo Mambembe (UFOP) – Praça Vila Rica, Centro de Convenções
Espetáculo: Balada para Romeu e Julieta
28-05-2013
Mesas simultâneas 8h-10h:
[Programação Salão São João Del Rey - Sala 1]
MESA: Juventude e educação profissional
Participantes:
Elba de Sá Barreto (USP/FCC)
Celso Ferretti (UNISO)
Coordenação:
Célia Maria Nunes (UFOP)
Alba Nídia Triana Ramirez (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)
[Programação Salão São João del Rey - Sala 2]
MESA: Gestão Educacional
Participantes:
Carlos Roberto Jamil Cury (PUC-MG)
Vitor Henrique Paro (FE - USP)
Coordenação: Regina Magna Bonifácia de Araújo (UFOP)
Celina Trimiño Velásquez (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)
[Programação Salão Tiradentes]
MESA: Educação inclusiva: Da Educação Básica ao Ensino Superior
Participantes:
Marcilene Magalhães Silva (UFOP)
Ricardo A. G. Teixeira (UFG)
Vera Lúcia Vieira (PBH)
Coordenação: Adilson Pereira dos Santos (UFOP)
Local: Salões Tiradentes e São João Del Rey
10h: Coffee break
[Programação Salão Diamantina]
10:30 – 12:30 - Pôsteres
14h-15h30: Comunicações
[Programação Salão Tiradentes]
Espaços: Salão Tiradentes, Salão São João Del Rey, Auditório Bloco B
15h30: Coffee break
[Programação Salão Tiradentes - Salas 1, 2, 3 e 4/ Salão São João Del Rey - Sala 1 e 2]
16h-18h: Comunicações
[Salão Diamantina]
18h: Lançamento de livros
18h30-20h: NEI/UFOP
[Programação Salão Tiradentes - Sala 1]
Oficina 1: Produções sensoriais da desigualdade: as diferenças
Christine Vianna Algarves Magalhães (CAPSi/PMOP) e Gisele Baeta Neves (Núcleo de Pessoas com Necessidades Específicas/ IFMG).
[Programação Salão Tiradentes - Sala 2]
Oficina 2: Introdução à LIBRAS
Rosely Lucas (UFOP), Juliano Salomon de Oliveira (APILSEMG/Associação dos Profissionais Tradutores e Intérpretes do Par Linguístico Português-Libras de Minas Gerais)
[Programação Salão Tiradentes - Sala 3]
Oficina 3: O que é deficiência
Ubiratan Vieira (ICSA/UFOP)
As inscrições para as oficinas poderão ser realizadas com antecedência pelo e-mail inclusãO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou no balcão de recepção durante o Evento.
[Programação Salão São João del Rey - Sala 1]
Panel – 1 – Centro Vendimia (18h30 – 20h00)
Panel – Internacionalización del Currículo: Una Mirada Latinoamericana
Participantes:
Dra. Alice Casimiro Lopes (Brasil – Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Dr. José María García Garduño (Universidad Autónoma Ciudad de México)
Dra. Magnólia Aristizabal (Colombia – Universidad de Cauca)
Coordenação: Dra. Liliana del Basto Sabogal (Universidad de Tolima) e
José Rubens Lima Jardilino (UFOP)
[Programação Salão Tiradentes - Sala 4]
Painel 2 – Centro de Educação à Distância da UFOP – (18h30-20h)
Políticas Públicas de Alfabetização e Letramento: Contribuições da UFOP ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Coordenação: Gláucia Jorge e Hércules Corrêa (UFOP)
[Programação Salão São João del Rey - Sala 2]
Painel 3 - Centro de Educação à Distância da UFOP – (18h30-20h)
Políticas Públicas de Formação Continuada: O Programa Nacional Escola de Gestores
Coordenação: Breynner Oliveira e Adriana Tonini (UFOP)
19h: Programação cultural no Cine Ouro Preto
29-05-2013
Mesas simultâneas 8h-10h:
[Programação Salão João del Rey - Sala 1]
MESA: Trabalho docente e tecnologias
Participantes:
Daniel Ribeiro Silva Mill (UFSCAR)
Aracely Forero Romero (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)
Coordenação: Cláudio Lúcio Mendes (UFOP)
William Pacheco (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)
[Programação Salão Tiradentes - Sala 1]
MESA: Aprendizagem e prática docente
Participantes:
Maria Lúcia Castanheira (UFMG)
Elvira Sousa Lima
Coordenação: Marco Antônio Melo Franco (UFOP)
MESA: Formação de professores: identidade e condição docente
Participantes:
Joana Romanowski (PUC-PR)
Marli Eliza D. A. de Andre (PUC-SP)
Coordenação:
Margareth Diniz (UFOP)
Armando M. Moya (Universidad de Guadalajara -México)
[Programação Salão Tiradentes - Sala 2]
8h-10h: NEI/UFOP
Oficina: Acessibilidade em museus: trabalhos com acervos de geociências
Gilson Nunes (DEMUL/MCT/UFOP) e Maria Paula Delicio (DEGEO/MCT/UFOP)
As inscrições poderão ser realizadas com antecedência pelo e-mail inclusãO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou no balcão de recepção durante o Evento.
10h: Coffee break
10h 30 – 12h 30: Comunicações (simpósios)
[Programação Salão Tiradentes 1 a 6; Salão São João Del Rey 1 e 2; Auditório B]
14h – 15h 30: Comunicações (simpósios)
[Programação Salão Tiradentes Salas de 1 a 5; Salão São João del Rey - Sala 2]
15h30: Coffee-break
[Programação Salão São João del Rey]
16h: Mesa de Encerramento:
Políticas Públicas de Formação de Professores na América Latina: Perspectivas
Participantes:
Júlio Emílio Diniz Pereira (UFMG)
José Pascual Mora Garcia (Universidad de los Andes-Táchira )
Coordenação:
Liliana Margarita Del Basto Sabogal (Universidad del Tolima)
José Rubens Lima Jardilino (UFOP)
VII SEMINÁRIO TALLER VENDIMIA
Programación – Mesas Temáticas, Comunicación de Ponencias y presentación de Posteres
27-05-2012
8h: Inscripciones y pagos
9h30: Solemnidad de Inauguración del evento.
Mesa: Rectorado, Rectorado de Investigación y Pos-Graduación, Rectorado de Graduacíón, Director del ICHS, Jefe del Departamiento de Educación, Presidente da RUDECOLOMBIA, Directora da RUDECOLOMBIA, Coordenadora General del IX SIMPOED y Presidente del Centro de Investigación Vendimia.
Coordinación General
Doctoras Monica Rahme y Luciana Dulci (UFOP)
10h: Mesa de apertura
Formación de maestros y políticas públicas en América Latina: desafíos actuales
Participantes
Dra. Dalila de Oliveira (Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG)
Dra. Diana Soto Arango (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia – UPTC)
Coordinación
Dra. Joana Romanowski (Pontificia Universidad Católica do Paraná PUC-PR)
Maria Cristina Vera- Flachs (Universidad Nacional de Córdoba – UNC)
MESA 1 – (14h00– 15h30)
Políticas de formación de maestros en América Latina
Participantes:
Dra. Bernadete Gatti (Pontificia Universidad Católica de São Paulo –PUC/FCC)
Dra. Iria Brzezinski (Pontificia Universidad Católica de Goiás -PUC/GO)
Dr. Alvaro A Tarazona (Universidad Industrial de Santander /CO)
Coordinación
Dr. Marcelo Donizete (Universidad Federal de Ouro Preto -UFOP)
Dra. Gabriela Hernandez (Universidad de Nariño, Co)
Coffee-break – refrigério
MESA 2: (16h00 – 17h30)
Políticas públicas de Evaluación
Participantes
Dr. Nigel Brooke ( Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG)
Dr. Vandré Gomes (Universidad de São Paulo - USP)
Coordinación
Dr. Daniel Abud Seabra Matos (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)
Dr. Jorge Oswaldo Sanchez (Univeersidad de Magdalena – Co)
28-05-2012
MESA 3 – (08h00- 10h00)
Juventud y educación profesional
Participantes
Dra. Elba de Sá Barreto (Universidad de São Paulo USP/FCC)
Dr. Celso Ferretti (Universidad de Sorocaba – UNISO)
Coordinación
Dra. Célia Nunes (Universidad Federal de Ouro Preto UFOP)
Dra. Alba Nídia Triana (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)
MESA 4: Gestión de la Educación
Participantes
Dr. Carlos A. Jamil Cury (Pontificia Universidad Católica de Minas Gerais PUC-MG)
Vitor Henrique Paro (Universidad de São Paulo – USP)
Coordinación
Dra. Regina M. B. Araujo (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)
Dra. Celina T. Velásquez (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia -UPTC)
MESA 5: Educación inclusiva: de la educação primária a a educación superior
Participantes
Profa. Marceline Magalhães Teixeira (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)
Dr. Ricardo A. G. Teixeira (Universidad Federal de Goiás UFG)
Profa. Vera Lúcia Vieira (Secretaria de Educación – Alcaldía de Belo Horizonte. MG)
Coordinación
Prof. Adilson Pereira (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)
10h:00 Cofee-break – refrigerio
presentación de Pôsteres (10h30 – 12h30)
Coffee-break – refrigerio (15h30)
Ponencias en los Simposios (Ejes) (16h00)
Panel – 1 – (18h30 – 20h00) –
Panel - Internacionalización del Currículo: Una Mirada Latinoamericana
Participantes:
Dra. Alice Casimiro Lopes (Brasil – Universidad Estadual do Rio de Janeiro)
Dr. José María García Garduño (Universidad Autónoma Ciudad de México)
Dra. Magnólia Aristizabal (Colombia – Universidad de Cauca)
Coordinación: Dra. Liliana del Basto Sabogal (Universidad de Tolima)
29-05-2012
MESA 2 – (08h00- 10h00)
Trabajo docente y Tecnologias
Participantes
Dr. Daniel Mill (Universidad Federal de São Carlos – UFSCAR)
Dra. Aracelli Forero (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia – UPTC)
Coordinación
Dra. Cláudio L. Mendes (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)
Dr. William Pacheco (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia – UPTC))
MESA 6: Aprendizajes y práctica docente
Participantes
Dra. Maria Lucia Castanheira (Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG)
Dra Elvira Souza Lima (Universidad de Sao Paulo)
Coordinación
Dr. Marco Mello Franco (Universidad Federal de Ouro Preto - UFOP)
MESA 7: Formación de maestros: identidad y condición docente
Participantes
Dra. Joana Romanowski (Pontificia Universidad Católica-PUC-PR)
Dra. Marli A.D. Andre (Pontificia Universidad Católica de São Paulo PUC-SP)
Coordinación
Dra. Margareth Diniz (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)
Armando M. Moya (Universidad de Guadalajara – México)
Coffee-break – refrigério – (10h00)
Ponencias en los Simposios (Ejes) (10h 30 – 12h 30)
Ponencias en los Simposios (Ejes) - (14h00 – 15h30)
Coffee-break – refrigério (15h30)
Mesa de Clausura del IX-SIMPOED – (16h00)
Políticas Públicas de Formación de Maestros en América Latina - Perspectivas
Participantes
Dr. Júlio E.Diniz-Pereira (Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG)
José Pascual M. Garcia (Universidad deTátira, Venezuela)
Coordinación
Dra. Liliana del Basto (Universidad de Tolima, Colombia)
José R. L. Jardilino (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)
30/05/2013
Programación Especial de VII Vendimia
Panel 2 – (08h30-9h30)
Panel - Redes Académicas y Internacionalización de la Investigación
Dr. Justo Cuño (Universidad Pablo de Olavid Sevilla España)
Dra. Diana Elvira Soto Arango (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)
Dr. Carlos Bauer (Universidad Nove de Julho – Brasil)
Coordinación: José R. L. Jardilino (Universidad Federal de Ouro Preto-UFOP)
Simposios de los Grupos de Investigación del Centro Vendimia
10h00 – 13h00 – Simposios de los grupos de investigación - Vendimia
15h00 – 16h30 – Simposios de los grupos de investigación – Vendimia
Simposios Confirmados:
1. La Maestra Rural en Iberoamérica – Grupo HISULA
Coordinación: Dra. Diana Soto Arango; Dr Justo Cuño; Dr. José Enrique Cortez
2. Reformas y Movimientos Universitários (GRupo HIsula/Ilac)
Coordinación: Dra. Diana Soto Arango; Dr Alvaro Acevedo; Dra. Maria Cristina Vera
3. Políticas y procesos de formación en Educación Viertual (grupo UBUNTU/UNED)
Coordinación: Profa. Ms. Dignora Inez Páez Giraldo; Prof. Pablo Monevar; Prof. Adelmo Sabogal Padilla
4. Historia y Política da Educación y Formación/profesion docente (Grupos FOPROFI; GEPES; GRUPHIS)
Coordinación: Dr. José Rubens L. Jardilino; Dra Celia Haas; Dr. Carlos Bauer
Conferencia y Clausura del VII Seminário Vendimia (17h00 – 18h30)
Dra. Liliana del Basto Sabogal (Universidade de Tolima)
ORGANIZAÇÃO SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL
28-05-2013 – terça-feira – 14h às 15h30min
ESPAÇOS |
TRABALHOS |
Salão Tiradentes
|
Eixo 8 – Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade: - A produção de conhecimento em educação especial no contexto da ANPED: uma análise do período de 2002 a 2010 – ElianadoNascimento LibanioMaia, CleidianedasGraçasBento, Kênia Regina SaraivaGonçalves - Educação inclusiva: arte/educação, uma estratégia pedagógica – CarlosAlbertoFerreira daSilva; Gislaine deFátima Ferreira daSilva - Alunos, professores e escola: práticas educativas e inclusão em escolas públicas de Ouro Preto – TatianeFelipeLopes, CarlaMercêsdaRochaJatobáFerreira - Aprendendo o grupo dos insetos de forma táctil: uma proposta para viabilizar o ensino a alunos cegos e videntes – RaiannaFarhatFantin, JéssicaCunha daSilveira,Marcella JunqueiraGoulart, MarceloDinizMonteiro deBarros - Escola: um marco no processo da formação sexual e de gênero – Reginaldo Peixoto,MárciodeOliveira,Eliane RoseMaio Coordenação: Prof. Dr. Francisco Moura |
Salão Tiradentes Sala 2
|
Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente: - A contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho e velocidade de nomeação na habilidade inicial de leitura – Sandra Puliezi, Maria Regina Maluf - Ensino de literaturas: reflexões sobre a abordagem do texto literário – Danglei de Castro Pereira, Janeci Raquel Rodrigues Castro Pereira, Glenda Yasmin Souza, Inêz S. Araujo - O livro didático de alfabetização e seus modos de uso pelos professores – Giane Maria da Silva, Francisca Izabel Pereira Maciel, Maria da Graça Ferreira da Costa Val. - Questões de leitura no Brasil – Gláucia Beretta, Rosa Maria dos Santos - Um olhar enunciativo sobre o ensino de sintaxe – Elke Pena Coordenação: Profa. Dra. Liliane dos Santos Jorge |
Salão Tiradentes Sala 3
|
Eixo 5 – Gestão da Educação: - Uma análise da LDB de 1996 a partir da relação entre família – escola – Cristina Ferreira Assis - Estágio Supervisionado de gestão: análise do Projeto Político-Pedagógico de escolas públicas – Elisângela Leal de Oliveira Mercado. - Gestão Escolar: Formação contínua – Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Fernando Selmar Rocha Fidalgo - Perspectivas de pesquisa sobre a gestão no Grupo Escolar “Dom Benevides” – Mariana-MG, 1946-1959 – Rosana Areal de Carvalho, Karla Karoline Pereira, Janaína Maria de Souza. Coordenação: Profa. Dra. Luciana Crivellari Dulci |
28-05-2013 – terça-feira – 16h às 18h
ESPAÇOS | TRABALHOS |
Salão |
Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente - Identidades docentes na UFRRJ: uma narrativa de formação pelos fundamentos da educação - A identidade docente: reflexões e apontamentos sobre a docência em geografia - Identidade e condição docente: quem são os professores formadores em didática? - Nos interstícios da identidade nacional e cultural: os discursos das professoras da fronteira Brasil-Uruguai - Considerações sobre a profissão docente no contexto escolar Coordenação: Profa. Dra. Marlice de Oliveira e Nogueira |
Salão |
Eixo 7 – Educação quilombola, do campo, indígena, de jovens e adultos, profissional: - Carolina Maria de Jesus: mulher favelada ou militante escritora? - Formação continuada do professor da EJA e a prática docente na perspectiva inclusiva - Formação de professores e a implementação da lei 10639/03 no curso de pedagogia da Universidade Federal de Viçosa - Formação de professores e Iniciação À Docência nas Classes Multisseriadas: o desafio do Estágio Curricular em Pedagogia - Jovens e a educação profissional: o projeto soldado cidadão - Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no contexto do processo de expansão da educação profissional no Brasil Coordenação: Profa. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo |
Salão |
Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: - Professores iniciantes: contribuição de pesquisas brasileiras - Dificuldades encontradas por professores no início do exercício da profissão docente - Formação do professor reflexivo no contexto do estágio supervisionado: saberes, identidade e profissão (Sebastião Silva Soares, Roberta Gama Brito) - A identidade e os saberes docentes contribuições ao estágio curricular supervisionado - La práctica en los proyectos curriculares y su significado en la formación del docente para la educación infantil Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela |
Salão |
Eixo 4 – Avaliação educacional: - Avaliação de políticas públicas e suas implicações na pesquisa educacional brasileira - Avaliação educacional: um processo contínuo de reflexão e diálogo - Avaliar por portfólio nos anos iniciais do Ensino Fundamental - O desenho das políticas de avaliação para a alfabetização no Brasil Políticas públicas afirmativas: reflexões sobre o desafio das políticas decotas sociais na Universidade Federal de OuroPreto Coordenação: Prof. Dr. Daniel Abud Seabra Matos |
Salão Sala 1 |
Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente: - A influência de um curso de licenciatura plena em ciências biológicas na (re) formulação das concepções pessoais de discentes acerca da origem da diversidade biológica - Articulando ensino superior e educação básica: uma proposta de formação de professores e melhoria do ensino de física - Atividades investigatórias e história da matemática em sala de aula: ensinando e aprendendo o teorema de tales - Livros didáticos de Ciências: escolha e utilização por professores da rede pública - Perfil das professoras que ensinam ciências nas séries iniciais nas Escolas de Mariana - Sugestões de leitura de textos de divulgação científica por futuros professores de ciências das séries iniciais Coordenação: Profa. Dra. Liliane dos Santos Jorge |
Salão Sala 2 |
Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada: - Formação de Professores de língua Portuguesa e Matemática: Reflexões sobre uma experiência - Formação de professores e perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: os cursos de Ciências Biológicas e de Matemática do Ibilce/Unesp - O cenário dos cursos de licenciatura em Educação Física a distância no contexto do Sistema Universidade Aberta do Brasil - Políticas de Formação de Professores no Brasil nos anos 2000: Desafios e Possibilidades - Formación para El empreendimiento em La educación superior - O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores no Brasil Apontamentos Iniciais Coordenação: Profa. Dra. Keila Deslandes |
29-05-2013 – quarta-feira – 10h30min às 12h30min
ESPAÇOS |
TRABALHOS |
Salão Tiradentes Sala 1
|
Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada: - O (des)preparo do/a professor/a na presença dos/as estudantes com deficiência: os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber – Walquíria Silva Lúcio, Margareth Diniz. - Políticas públicas de formação de professores: Refletindo sobre o PIBID na formação inicial e contínua – Carla Patrícia Quintanilha Corrêa. - Uma Proposta de Formação Continuada para Professores da Educação Básica – Paula Almeida de Castro, Morgana Lígia de Farias Freire, Eliane de Moura Silva. - A importância da formação continuada e a valorização do saber docente – Janaina da Conceição Martins Silva, Mirtes da Piedade Chagas e Souza. - Discussões acerca da supervisão de ensino e seu papel na formação continuada de professores – Rosaria de Fátima Boldarine, Raquel Lazzari Leite Barbosa. - Formação de professores em serviço: discutindo as possibilidades do PARFOR-Pedagogia – Simone Barreto Anadon. Coordenação: Prof. Dr. Marcus Vinicius Fonseca |
Salão Tiradentes Sala 2
|
Eixo 7 – Educação quilombola, do campo, indígena, de jovens e adultos, profissional: - Lei 10.639/03: educação, etnicidade e poder – Tarcísio Glauco da Silva. - Por uma poética no campo: os desafios da arte-educação no meio rural do Alto Vale Piranga/ MG – Juliana de Conti Macedo - Tecendo a história: políticas indigenistas brasileiras e educação escolar indígena – Vera Lucia Teixeira Kauss. - Do gramado a croa do rio: retratos do futebol a partir das vivências dos ribeirinhos da Ilha de Paquetá em Belém do Pará – Vera Solange Pirs Gomes de Sousa, Harysson Daniel. - A formação continuada de professores do campo: relatos de experiências docentes – Elizete Oliveira de Andrade. Coordenação: Prof. Dr. Erisvaldo Pereira dos Santos |
Salão Tiradentes Sala 3
|
Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente: - A relação da família com a frequência escolar de estudantes do 6º e do 9º ano de uma escola municipal de Belo Horizonte – Roberta Andrade e Barros - Idéia inicial do aluno e elaboração do conceito na atividade educativa da mediação dialético-pedagógica - Maria Eliza Brefere Arnoni - Mediação, aprendizagem e prática docente. (filosófico) – Edilson Moreira de Oliveira, Humberto Perinelli Neto, Maria Denize Guedes. - O cotidiano de uma escola pública no estado do Amapa/AP: a educação física e uma professora em questão – Maria da conceição dos Santos Costa Coordenação: Profa. Dra. Sheila Alves de Almeida |
Salão Tiradentes Sala 4
|
Eixo 2 – Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): - A Construção do Ser Professor Utilizando Tecnologias Imagéticas – Angélica Fátima Piovesan, Nanci Miyo Mitsumori, Carla Nery Magalhães. - A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação do Professor – Rilza Rodrigues Toledo – Sandra Cristina de Medeiros. - Ensino/Aprendizagem na Perspectiva Hipertextual: Políticas de Formação Docente, Inserção das Tics e a Prática De Multiletramentos – Horácio dos Santos Ribeiro Pires, Maria Otília Moura Gomes Andrade, Pedro Wladimir do Vale Lyra, Eliana Crispim França Luquetti. - Tecnologias de EaD na Licenciatura em Língua Portuguesa: Autonomia, Interação e Colaboratividade – Andressa Cristina Coutinho Barboza. Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva |
Salão Tiradentes Sala 5
|
Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: - A educação e a formação de professores na e para a sociedade da informação – Clarissa Teixeira Kauss - Saberes docentes de professores da educação profissional e tecnológica – José Angelo Gariglio, Suzana Lana Burnier, Maria Rita Sales Neto Oliveira,; Maria Aparecida Silva, Silvani dos Santos Valentim - Las representaciones sociales, del significado de trabajo académico del profesor universitario.Perspectivas de formación – Lillyam López - Trabalho e educação: cidadania negada? – José Antônio Spinelli - Sociologia da educação e teoria da reprodução: Bourdieu e a escola conservadora – Rodrigo Antônio Simões Da Silva Pena - Roteiros e configurações de experiências estéticas na formação docente: quando a estética se rebela de uma estática docente – Denise Aquino Alves Martins Coordenação: Prof. Dr. Daniel Abud Seabra Matos |
Salão Tiradentes Sala 6
|
Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada: - A formação de professores no Brasil e Contribuições da Psicanálise – Margarete Parreira Miranda, Renata Nunes Vasconcelos. - Conduzindo a conduta: os conteúdos básicos comuns do governo mineiro numa perspectiva foucaultiana Gabriela Pereira da Cunha Lima - El docente frente al espejo: De reflejos y malestares em La convivência escolar – Angélica Rodriguez Molano, Magnolia Aristizábal, Alfonso Guzmán Hoyos - Reflexões sobre os desafios da formação do pedagogo sob a ótica de estudantes de pedagogia – Maria Helena Lino Fernandes, Regina Magna Bonifácio de Araújo, Célia Maria Haas, Helena Machado de Paula Albuquerque. - Influência da pesquisa na prática docente – Felipe Aguiar, Rosa Maria da Exaltação Coutrim Coordenação: Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino |
São João Del Rey 3 |
Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: - Desenvolvimento profissional docente e formação continuada: um estudo centrado no contexto da escola – Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves, Claudia Macedo Coutinho Freitas - Formação continuada em Pós-graduação lato-sensu: motivações e perspectivas docentes – Renato Sarti Dos Santos - Construção de um campo: análise de trabalhos acadêmicos sobre formação docente – Jumara Seraphim Pedruzzi - Formação docente: a licenciatura e o futuro professor – Isabella Tymburibá Elian - Estratégias de formação do professor universitário entre a memória e a experiência: uma conversa no espiral do tempo – Vânia Alves Martins Chaigar, Lígia Cardoso Carlos Coordenação: Profa. Dra. Rosa Maria da Exaltação Coutrim |
Salão São João Del Rey Sala 1
|
Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: - As condições de trabalho docente e suas múltiplas implicações – Gláucia Fabri Carneiro Marques - Condições de trabalho docente no estado do Rio de Janeiro e a fragmentação do tempo de trabalho: uma matrícula em várias escolas ou adesão ao projeto autonomia? – Amanda Moreira Da Silva - Do dispositivo clínico ao dispositivo escolar – Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves - Bioexpressão e resiliência do professor: uma análise das possibilidades da ludicidade, da autopercepção e do autocuidado – Lúcia Helena Pena Pereira, Flaviana das Mercês Ribeiro, Suellen Cássia Margoti - Aprovação da lei do piso e os planos de carreira do magistério do 1º anel da região metropolitana de Curitiba – Márcia Andreia Grochoska - Análise dos embates políticos na trajetória do sindicalismo docente universitário da América Latina na contemporaneidade: 1990-2010 – um estudo de história da educação comparada – Carlos Bauer, Suelen Pontes, Emerson Mathias Coordenação: Profa. Dra. Margareth Diniz |
Salão São João Del Rey Sala 2
|
Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada: - A formação de educadores/educadoras na creche: diálogos possíveis e necessários com a universidade – Núbia Schaper Santos, Alice Macário, Iolanda Cotta Parma. - Programa de formação profissional – Proinfantil: Contribuições para as práticas da educação infantil – Cássia Cristina Barreto Santos, Claudia Vianna de Melo. - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: contribuições para a formação inicial de professores – Lidiane Moreira Xisto, Bárbara Lima Giardini. - Programas para a formação inicial de professores no Brasil (2000 – 2010) – Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes. - Reflexão crítica em espaço de colaboração: com a palavra pesquisadores de um grupo de pesquisa e profissionais das creches – Ilka Schapper, Vanessa Almeida Stigert, Marília Dejanira Berberick de Almeida. - Da Reestruturação produtiva aos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: Uma perspectiva histórica – Valmir Pereira Coordenação: Prof. Dr. Marco Antonio Torres |
29-05-2013 – quarta-feira – 14h às 15h30min
ESPAÇOS |
TRABALHOS |
Salão Tiradentes Sala 1
|
Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente: - Sequências didáticas na formação continuada de professores alfabetizadores – Lorena Bischoff Trescastro, Cilene Maria Valente da Silva - Primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: práticas pedagógicas de nove professoras do interior do estado de São Paulo – Caroline Raniro, Keila Hellen Barbato Marcondes, Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo - Transformando a formação inicial do professor de Língua Inglesa da escola básica através do PIBID (op) – Malia Spofford Xavier - Tornando-se um Profissional Crítico: Letramento Crítico como Possibilidade para o Fortalecimento de Identidades e Empoderamento de Alunos e Professores – Andrea Machado de Almeida Mattos Coordenação: Prof. Dr. Marco Antonio Melo Franco |
Salão Tiradentes Sala 2
|
Eixo 2 – Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): - Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação – a propósito da relação entre ensino de história, história cultural e cinema – Humberto Perinelli Neto, Rodrigo Ribeiro Paziani, Solange Vera Nunes Lima D’Água, Geisinara Fernanda Busquet Dias, Mariana Pires Calijuri. - Juventudes, relaciones digitales y práctica profesional – Leticia Muñoz Cobeñas. - Tecnologia Educacional: Conexões Conceituais – Liane Ferreira da Trindade Mariz. Coordenação: Prof. Dr. Cláudio Lúcio Mendes |
Salão Tiradentes Sala 3
|
Eixo 5 – Gestão da Educação: - Mudanças no papel do Estado, nas Formas de Gestão Pública e nas Políticas Públicas de Educação – Nathalia Gomes. - Processos de Redemocratização e Descentralização do Estado: Municipalização e Gestão Democrática – Ana Lúcia Lima da Costa. - Retrospectiva: uma breve reflexão sobre a política educacional brasileira dos anos 1990 – Giovani Barbosa Prado Coordenação: Profa. Dra. Luciana Crivellari Dulci |
Salão Tiradentes Sala 4
|
Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente: - O fazer em Arte: aproximações e afastamentos entre a prática e o currículo – Bruno Teixeira Paes - Ação pedagógica para a construção da cultura de paz: narrativas de histórias de vida – Juliana Eugênia Caixeta - Pesquisas históricas como ferramenta de ensino: a cidade como fonte – Michele Rosado de Lima castro, Hianna Souza Sette - Reflexões sobre a construção da noção de tempo no ensino de História na Educação Básica – José Petrúcio de Farias Júnior Coordenação: Profa. Dra. Kassandra da Silva Muniz |
Salão Tiradentes Sala 5
|
Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: - Professores da EJA na região dos inconfidentes: considerações preliminares sobre o seu perfil – Jéssica Cristina de Carvalho Martins, Angelita Aparecida de Azevedo Freitas, Viviane Wiltemburg Araújo - Educação física na EJA: refletindo sobre a formação dos professores – Débora Leonel Peluso, Sílvia Maria Agatti Lüdorf - A prática como eixo estruturante da formação de professores de Ciências Biológicas da educação básica e a visão dos licenciandos – Bárbara C. M. Sicardi Nakayama - Vida de professores, leitura literária e formação docente – Mônica Correia Baptsta, Amanda Abreu, Célia Abicalil Belmiro, Maria Zélia Versiani Machado, Priscila Maria Caligiorne Cruz - O professor na contemporaneidade: excessos retóricos de um “protagonismo” contraditório – Bruna Sola Da Silva Ramos Coordenação: Profa. Dra. Juliana Cesário Hamdan |
Salão São João Del Rey Sala 2
|
Eixo 8 – Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade: - Formar professores para a educação inclusiva: o que revelam os currículos dos cursos de ciências da natureza de uma universidade pública estadual - Narrativas audiovisuais e juventude: universidade extensão e políticas públicas - Os cursos de licenciatura e a formação para a inclusão escolar - A formação docente na perspectiva da educação inclusiva: os desafios encontrados na educação básica Coordenação: Profa. Dra. Cláudia Braga de Andrade |
LOCALIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE POSTER
Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente:
E1.1 – A expansão do ensino superior e o novo perfil docente na UFOP – Juliana Santos da Conceição, Maria Teresa Gonzaga Alves, Célia Maria Fernandes Nunes.
E1.2 – Algumas Compreensões de Educação dos Professores dos anos iniciais – Graziele Correa Amorim.
E1.3 – Articulações/negociações/mediações: processo de produção curricular no entrelugar Educação Infantil-Ensino Fundamental – Rosalva de Cássia Rita Drummond.
E1.4 – Capacitação docente em curso de Medicina: um desafio – Fabiana Alves Nunes Maksud, Adriana Maria de Figueiredo, Maria Cristina Veiga Aranha Nascimento.
E1.5 – Concepções e dinâmicas do Estágio Remunerado sob a ótica da formação, profissionalização e precarização do trabalho docente – Solange da Silva Brito, Bárbara C. M. Sicardi Nakayama.
E1.6 – Das salas de aula à subjetividade docente: o sofrimento psíquico e os efeitos de uma mestria adoecida – Bárbara Oliveira Paulino.
E1.7 – Homens no curso de Pedagogia: as razões do improvável – Flávia Goulart Pereira.
E1.8 – Implicações da construção de modelos didáticos para o processo de formação docente – Jérssica Couto Ferreira.
E1.9 – Novos cursos: novos sujeitos e perfis – Santuza Amorim da Silva, Natalia Coelho de Miranda.
E1.10 – O conceito de TRADICIONAL produzido na aprendizagem de formação do pedagogo em universidades baianas: “A crise na educação” e a Escola das Séries Iniciais no Brasil – Cora Corinta Macedo de Oliveira.
E1.11 – O distanciamento da paideia: a licenciatura em filosofia e a preparação para a docência – Karla Lobato Fonseca, Hugo Neto Silva, Tiago Pinheiro Daré.
E1.12 – O impacto do programa “UFOP com a Escola” na prática docente de Professores da EJA - Natalia Janaína Coelho Gomes, Daiane Ansaloni Mendes, Rosilane Kátia de Oliveira.
E1.13 – O PIBID e a formação de docentes pedagogas/os: relato de uma experiência – Glauco Fernando Silva Santos, Franciele de Oliveira Prestes, Mayara de Castro de Oliveira, Priscila de Carvalho Moraes, Helena Pais Jasiulonis.
E1.14 – O que dizer sobre o currículo? A pesquisa na busca de um livro didático para a graduação - Izabel Cristina do Nascimento Augusto, Cláudio Lúcio Mendes.
E1.15 – Oficina de Documentário e o Ensino de História - Felipe Xavier Neto, Henrique Geovanine, Vanessa Sanches Ramos.
E1.16 – Olhares Sobre a Educação Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no Estado de Minas Gerais – Alice Gomes Antonicci, Solange Cardoso.
E1.17 – Percursos profissionais e cultura professoral: os professores e as políticas dirigidas ao magistério – Libania Xavier, Amanda Moreira da Silva, Arlene de Paula Amaral, Bruno Bahia, Nathalie Ramos Monteiro Sousa.
E1.18 – Ser ou não ser professor da área de ciências em educação básica: eis a questão – Letícia de C. Rodrigues Araújo, Maria Cecília Soares Barbosa.
E1.19 – Um novo modelo de licenciatura: representações sociais de alunos concluintes e ingressantes – Eliane Magalhães da Silva, Alda Judith Alves Mazzotti.
Eixo 2 – Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs):
E2.1 – A docência em foco: transformações a partir da prática pedagógica na Educação a Distância – Luciane Penteado Chaquime, Daniel Mill.
E2.2 – As Tecnologias Na Educação E Seu Uso Criador – Náira Fonseca Fois, Isadora Souza Da Silva.
E2.3 – Mediação tecnológica na formação docente: as representações de uma cultura visual através do emprego do recurso tecnológico em práticas pedagógicas - Darsoni de Oliveira Caligiorne, Eliana Gomes S. Machado, Moacir Gomes de Almeida.
E2.4 – O trabalho do tutor: da formação docente para a presença virtual – Mirtes da Piedade Chagas e Souza, Janaina da Conceição Martins Silva.
E2.5 – Tecnologia e Ação: propostas de intervenção educativas na organização escolar – Rafael Rochê da Silva.
Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:
E3.1 – A Experiência da Mesa Educacional Alfabeto na Educação de Jovens e Adultos: Um relato do Projeto PIBID/PED-EJA – Karlene de Sousa Bonfim, Cristina Maria de Jesus, Geize Aparecida Firmino.
E3.2 – A importância do PIBID na formação continuada de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Rachel de Alvarenga Leandro Siqueira, Hellen Carvalho Bastos da Silva, Gilcilea Belo Ferreira Nunes, Munike Taynara Cunha da Silva, Eliana Crispim Franca Luquetti.
E3.3 – Autoria em textos de alunos do Ensino Médio – Luana Noleto, Jessica Pacheco Gomes.
E3.4 – Compreendendo a relação entre Democracia e Educação: o papel da formação de alunos das licenciaturas e do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa – Philippe Drumond Vilas Boas Tavares.
E3.5 – Concepções e Práticas da Formação Continuada dos professores de um Colégio de Educação Básica Federal – Roberta Moore Pamplona, Inês Ferreira de Souza Bragança.
E3.6 – Formação continuada: Possibilidades de êxito e de fracasso – Cláudia de Carvalho Cosmo, Sílvia Ibiraci de Souza Leite.
E3.7 – Formação de professores da Educação Básica em perspectiva comparada: Brasil-Portugal – Nathanael da Cruz e Silva Neto.
E3.8 – Formação de professores: algumas considerações sobre os cursos de licenciatura em uma universidade pública – Tatiana Carvalho Duarte
E3.9 – Importância de conhecer as decisões e políticas educacionais durante a formação inicial dos educadores – Fernanda Cristiane Fernandes, Fabíola Isabela Pegoraro Pinheiro.
E3.10 – Impressos para professores: os significados da materialidade dos materiais de leitura de três programas especiais de formação docente. Há um novo modo de escrita e de leitura para professores? – Karilene Margaret Delgado de Oliveira, Flávia Medeiros Sarti.
E3.11 – O Banco Mundial e sua influência na política educacional brasileira de Formação de Professores – Andressa Maris Rezende Oliveri.
E3.12 – O desenvolvimento das disciplinas práticas na formação de professores das séries iniciais – Débora Borges Lima, Laélia Portela Moreira.
E3.13 – O ensino de história e de geografia no Ensino Fundamental : reflexões em torno de uma pesquisa envolvendo uma política de formação docente – Humberto Perinelli Neto, Solange Mariana de Oliveira Brandolezi, Renata E3.14 – Luiza Xavier dos Santos, Patricia Cristina dos Santos, Mariana de Oliveira Brandolezi.
E3.14 – O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física do Ibilce/Unesp – Vitor Magalhães, Leonardo Capobianco Andrade, Giovana Letícia Mosinahti, Jefferson Felipe Candido Perez, Josy Ane Afonso Carraro Gonçales.
E3.15 – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR no estado de Mato Grosso do Sul: Quais os Impactos e os desafios enfrentados na formação dos docentes? – Erivânia Oliveira de Paula, Bartolina Ramalho Catanante.
E3.16 – Reflexão crítica em espaço de colaboração: com a palavra pesquisadores de um grupo de pesquisa e profissionais das creches – Ilka Schapper, Vanessa Almeida Stigert, Alice de Paiva Macário.
Eixo 4 – Avaliação educacional:
E4.1 – A qualidade metonímica nas avaliações padronizadas do município do Rio de Janeiro – Luciane Pelagio Costa de Melo, Raquel Silva Barros.
E4.2 – Avaliações externas de matemática na microrregião de Ubá: estudo comparativo/qualitativo dos dados estatísticos – Cristiane Aparecida Baquim, Carmen de Almeida Martins, Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel.
E4.3 – Entendendo as dificuldades dos alunos em provas de Biologia: contribuição para o processo de ensino-aprendizagem – Jéssica Elisa N. Gonçalves, Juliana Cardoso, Ana Cléa Moreira Ayres.
E4.4 – Estudo Comparativo entre a aplicabilidade das habilidades e competências requeridas nos planos de disciplinas x instrumentos internos de avaliação – Judilma Aline Oliveira Silva.
E4.5 – Implicações da avaliação em larga escala na gestão escolar – Adriana Normand Caldeira.
E4.6 – O Programa Escola Integrada na avaliação de bolsistas do curso de Pedagogia – Anna Rachel Gontijo Mazoni, Elias José Lopes de Freitas, Jussara Maria de Pinho Magalhães Penna, Maria José Pereira, Stela Willians de Carvalho.
E4.7 – Qualidade da e na escola: apontamentos de uma pesquisa em construção – Claudia de Souza Lino.
Eixo 5 – Gestão da Educação:
E5.1 – Núcleo de Apoio Pedagógico da UFOP: desafios para o desenvolvimento de uma política de gestão pedagógica no ensino superior – Adilson Pereira dos Santos, Hermelinda Gomes Dias.
E5.2 – Uma reflexão sobre o ensino de literatura por meio da música – Letícia Reis de Oliveira, Lucas Lopes, Talita Galvão dos Santos.
Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:
E6.1 – “Música Urbana Gera Gentileza” – Érika Akel Fares, Eduardo Wagner Nunes Chagas, Daniela Silva e Silva, Cristiano Martins Amorim, Bruno Guilherme dos Santos Borda.
E6.2 – A disciplinarização do corpo e sua influência para o processo de ensino-aprendizagem na História – Amanda Renata Rezende, Karla Karoline Pereira.
E6.3 – A formação de leitores por meio da poesia de Manoel de Barros na Escola Municipal Sullivan Silvestre Oliveira, tumune kalivono/criança do futuro – Maria Leda Pinto, Erica Oliveira Silva.
E6.4 – A prática de ensino de “História da África” e dos africanos: uma lacuna a ser preenchida nos currículos acadêmico e escolar – Rafael de Almeida Daltro Bosisio, Newman di Carlo caldeira.
E6.5 – Análise de casos de referenciação em textos dissertativo-argumentativos de alunos participantes de oficinas de redação do PIBID – Renata Borges Fernandes Sousa, Daiana Lombardi de Cuba, Marconi Dos Anjos Prata.
E6.6 – Construindo o hábito da leitura através de projeto – Grayce Kelly Silva Costa, Juliana Aparecida Acácio Ambrósio, Maria Aparecida Ferreira Fontes.
E6.7 – Crônica Literária: uma perspectiva de interação do aluno com o texto literário – Maura Camargo Oliveira, Franciele Barboza Neves, Thays Renata da Silva Dias.
E6.8 – Dificuldades no processo de elaboração do TCC – Débora Leonel Peluso, Dayene Telles Macedo, Sílvia Maria Agatti Lüdorf.
E6.9 – Do riso ao humor como prática pedagógica – João do Carmo Filho
E6.10 – Ensino e Aprendizagem com base no trabalho interdisciplinar e na contextualização do conhecimento – Danielle Volpian Marques, Joseli Maria Piranha.
E6.11 – Formação docente inicial: diagnóstico da realidade escolar e possibilidades de intervenção para um ensino contextualizado e efetivo – Márcia Cristina de Oliveira Figueiredo, Maria Cristina Lobo da Silva, Jussara Cristina de Castro Santos, Isabela de Melo Maia, Izabella Scalabrini Saraiva.
E6.12 – História da matemática: aprendizagem e prática docente nos primeiros anos do ensino fundamental – Anderson Oramisio Santos, Camila Rezende Oliveira, Guilherme Saramago de Oliveira, Olíria Mendes Gimenes.
E6.13 – Inovando Práticas Pedagógicas e Desenvolvendo a Formação Docente Através Do Ensino De Literatura e Língua Inglesa – Evandro Luís Moreira de Souza, Letícia da Silva Ferreira Gabriel, Marianne Nepomuceno, Monyze de Souza Cunha, Tamyres Fernanda Maciel.
E6.14 – Jornada Científica na escola: a pesquisa na formação docente e na educação básica – Renato Sarti dos Santos, Luiz Felipe de Oliveira Cavalcanti, Roberto Martins Costa, Caroline do Carmo, Raíra Pereira Rodrigues.
E6.15 – Literatura e primeira infância – Mônica Correia Baptista, Amanda de Abreu Noronha, Priscila Maria Caligiorne Cruz.
E6.16 – Ludicidade em práticas pedagógicas para o trabalho com o tema Pluralidade Cultural – Ariane Dias Borges, Simone Maria de Lima, Felipe de Araújo de Abreu, Pablo Paolletti Rezende Waldemir da Silva, Natália Aparecida Morato Fernandes.
E6.17 – Modelos anatômicos e folders como ferramentas para o ensino de Biologia – Nathália Caroline Rosa, Thaiz Santos Souza, Déborah Batista Ramos de Moraes, Luciana Barreto Nascimento.
E6.18 – O desafio da formação docente: laboratório de apoio à ação docente para a educação das relações étnico-raciais e a diversidade sexual e de gênero – Léia Teixeira Lacerda, Toni Salvador Massiaba Jorge, Erica Oliveira da Silva
E6.19 – O desenho como tradutor de sentimentos – Patricia Ramira de Oliveira, Manuelli Kolln.
E6.20 – O Design Thinking como possível ferramenta do processo ensino-aprendizagem: uma análise comparativa aplicada ao Projeto Inovação – Carolina Campos Furtado.
E6.21 – O Ensino de História e o Uso de Novas Metodologias – Alexandre de Oliveira Silva, Elton John da Silva Santiago, Cristiane Kozlowsky Neves, Vanessa Gomes Ramos Sanches, Yan Gabriel Souza de Oliveira.
E6.22 – O Livro Paradidático como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o 9º ano do Ensino Fundamental – Luiza Gabriela de Oliveira.
E6.23 – O lúdico como ferramenta auxiliar no ensino da matemática – Jussileno Souza da Cunha.
E6.24 – O movimento da matemática moderna em Minas Gerais: A geometria dos livros didáticos de autores mineiros – Marger da Conceição Ventura Viana, Pedro Henrique da Silva.
E6.25 – O que as professoras de Biologia aprendem com a experiência do PIBID –Jane Aparecida de Oliveira, Sheila Alves de Almeida.
E6.26 – O que muda quando mudam os nomes: os processos de alfabetização e letramento com crianças no ensino fundamental de nove anos – Rosângela Márcia Magalhães
E6.27 – O sujeito do lugar e o lugar do sujeito: a subjetividade discente no programa ANDIFES de mobilidade acadêmica nacional na UFOP – Raquel Leite Braz.
E6.28 – O trem da ciência: novas possibilidades de abordagem para o ensino de ciências – Gabriela Rosa Ramos, Gabriela de Paula Oliveira, Beatriz Carvalho Almeida, Gilmar Pereira de Souza.
E6.29 – Pluralidade cultural e os ritmos musicais – Eduarda Aguilar Damásio, César Augusto de Almeida, Gerson Ap. Fausto de Oliveira Júnior, Luana Rosa Rodrigues Romão, Ludwig Pereira Jardim.
E6.30 – Pluralidade Cultural: Desafios da aprendizagem interdisciplinar – Eduardo Petrucci, Letícia Alvarenga de Paula, Wilian Dênis da Silva, Letícia Fernandes Guimarães, Rosália Maria Tomaz de Aquino.
E6.31 – Possibilidades da Modelagem em Educação Matemática para sala de aula. – Anderson Luiz Lunardelli, Ana Paula dos Santos Malheiros.
E6.32 – Práticas pedagógicas na Escola Estadual Professor Carlos Henrique Schrader e sua contribuição para as relações étnico-raciais e a diversidade sexual e de gênero – Thaís Oliveira Amaro, Maria Lúcia Braz Lopes, Gisele Lunas Rodrigues.
E6.33 – Primatas: evolução, distribuição, características, e as espécies presentes da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, MG. – Priscila do Carmo de Oliveira, Roberto Zampier Lacerda Maximiano, Bruno Garzon Camara, Amanda Caeiro da Silva, Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
E6.34 – Primeiro ano do ensino fundamental: desvendando a matemática – Roseli Viola Rodrigues, Gilmar Duarte Ribeiro Bueno, Márcia Tessaro, Karina Fitz
E6.35 – Processos de ensino e aprendizagem na cidade de São Gonçalo: Mais educação na superação do fracasso escolar - Geni de Oliveira Lima
E6.36 – Projeto de formação continuada de professores iniciantes de educação física – José Angelo Gariglio, Tarcísio Mauro Vago, Andrea Moreno, Meily Asbud Linhales, Gabrielle Batista Dias.
E6.37 – Relação entre os espaços não formais da região de Ouro Preto e Mariana e a sua utilização para o ensino – Ricardo Henrique Souza Panzera, Ingriddy Nathaly Santos Moreira.
E6.38 – Relação pedagógica na atividade educativa: metodologia da mediação dialética M.M.D. – Maria Eliza Brefere Arnoni, Beatriz Stefanie da Silva, Cintia Brandemarte Poletto, Juliane Marigo de Lima, Karen Christina Mendonça de Lima.
E6.39 – Relato de experiência: a produção do jornal escrito como fonte de ensino de diversos gêneros textuais – Adriana Naves Coelho, Camila Souza dos Santos, Heloísa Maria Marques Lessa, Ariane Martins, Lauro Pessato.
E6.40 – Ser professor de História: A importância da fundamentação teórica da prática docente – Rodrigo Davi Almeida
E6.41 – Uma proposta de ensino a partir da diversidade textual: relato de experiência – Alcineia Aparecida Sangalli, Jasmin Elizabeth Bogarin Dure, Sarah Vasconcellos Marques Almeida.
Eixo 7 – Educação quilombola, do campo, indígena, de jovens e adultos, profissional:
E7.1 – A infância sob o olhar da criança indígena: dados preliminares da pesquisa – Nathalia Cunha Polese.
E7.2 – A subjetividade docente na construção de uma prática pedagógica afrodescendente – Maria Cristina Rodrigues Gomes.
E7.3 – África no currículo das escolas básicas: livros didáticos e formação docente – Edgleice Santos Pereira de Araújo, Christineide Ferreira Lemos Nakagawa, Felipe Datti Dias, Gislaine Maria Barbosa Antunes.
E7.4 – Cultura afro-brasileira na cidade de Mariana: Pibid/Ped/UFOP em ação – Joice Rocha Maia, Carlos Henrique de Brito Furquim, Maria Helena Rodrigues, Daniel Paulo Silva da Conceição, Joana Coeli Saraiva Câmara.
E7.5 – Diversidade cultural e práticas corporais indígenas no ensino superior – Maria Da Conceição dos Santos Costa, João Pedro Ferreira Belo de Souza, Josiane R. Vilhena do Nascimento.
E7.6 – Escrever para aprender: a experiência do Pibid em turmas da educação de jovens e adultos – Laísa Cesário, Renata Cássia.
E7.7 – Formação de professores e a implementação da Lei 1010639/03 no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa – Elenice Rosa Costa, Erisvaldo Pereira dos Santos.
E7.8 – Mudando a rotina escolar dos alunos da EJA: o projeto Pibid/Ped-EJA no município de Mariana – Mayara Carvalho Martins, Ada Guimarães Ribeiro, Natália Barros Martins, Amanda Pedrosa Barsante.
E7.9 – O processo educativo nas relações étnico-raciais e a diversidade sexual e de gênero desenvolvido na Escola Municipal Sullivan Silvestre Oliveira, Tumune Kalivono/criança do futuro – Cláudia Andrea Ferreira, Cilmara Miranda Camargo, Renato Alves de Souza.
E7.10 – Os alunos e alunas atendidos pela EJA: do conhecimento à construção – Regina Magna Bonifácio de Araújo, Andresa da Silveira Guimarães.
E7.11 – Percurso acadêmico e interculturalidade na formação de educadores indígenas – Maria Regina Lins Brandão Veas, Karla Cunha Pádua
E7.12 – Relações etnicorraciais e identidade em materiais didáticos – Sílvio Márcio Bernardes, Márcia Custódia Pereira, Janaína da Conceição Martins Silva.
E7.13 – Representações sociais de educação do campo para estudantes do curso de licenciatura em educação do campo – Luciane de Souza Diniz, Maria Isabel Antunes Rocha.
E7.14 – Um olhar sobre a experiência de bolsistas em um curso de formação intercultural de educadores indígenas – Emerson Melo, Renata Vieira, Roberta Barros.
E.15 – PIBID, Currículo e Formação Docente: a afrobrasilidade em questão - Kassandra Muniz, Jeferson Júnior da Rocha Ferreira, Aparecida Coelho Anacleto, Izaura Mendes, Maria Carolina da Silva Araújo.
Eixo 8 – Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade:
E8.1 – Acessibilidade em museus: primeiros resultados no curso de museologia da UFOP – Gilson Antônio Nunes, Marcilene Magalhães da Silva.
E8.2 – Acessibilidade em museus: a pessoa com deficiência visual - Rochane Emanuelle Alves, João Carlos de Oliveira Tobias, Felipe Numeriano da Silva
E8.3 – Educação física e inclusão: uma experiência pedagógica na relação entre práticas corporais e de lazer na formação de professores em educação física no estado do Pará – Rosani Nazaré Morais de Oliveira.
E8.4 – Núcleos Escolares de Educação em Direitos Humanos: por um diálogo produtivo com a diferença – Joice Oliveira Nunes.
E8.5 – O ensino de LIBRAS como alternativa para o processo de inclusão na rede regular de ensino – Adriane Oliveira Santos Barbosa, Ana Luisa Gediel, Fabiana Miranda, Jessica Fernandes, Apolônia Ferreira
E8.6 – O papel da sala de recursos na produção de recursos didáticos como estratégia de um ensino inclusivo – Andressa da Silva Brito, Ana Paula Costa Borges, Juliana Brandão Costa Bispo, Débora Braga Rocha Eloy, Marina Helena Chaves Silva.
E8.7 – Políticas Públicas de Educação Inclusiva: a cultura surda e o papel do professor – Renata Borges da Silva, Rosália Maria Netto Prados.
E8.8 – Preparação de materiais em braille pelo núcleo de educação inclusiva de uma instituição de ensino superior – Emília Maria França Lima, Nathália de Fátima Moreira.