LISTA DE APROVADOS NA MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO ORAL
Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente:
A educação e a formação de professores na e para a sociedade da informação – Clarissa Teixeira Kauss
A identidade docente: reflexões e apontamentos sobre a docência em geografia – Diego Carlos Pereira.
A identidade e os saberes docentes: contribuições ao estágio curricular supervisionado – Vilmar José Borges
A prática como eixo estruturante da formação de professores de ciências biológicas da educação básica e a visão dos licenciandos – Bárbara C. M. Sicardi Nakayama.
Análise dos embates políticos na trajetória do Sindicalismo Docente Universitário da América Latina na contemporaneidade: 1990-2010 – um estudo de história da educação comparada – Carlos Bauer, Suelen Pontes, Emerson Mathias.
Aprovação da lei do piso e os planos de carreira do magistério do 1º ANEL da região metropolitana de Curitiba – Marcia Andreia Grochoska
As condições de trabalho docente e suas múltiplas implicações – Gláucia Fabri Carneiro Marques
Bioexpressão e resiliência do professor – Lucia Helena Pena Pereira, Flaviana das Mercês Ribeiro, Suellen Cassia Margoti.
Condições de trabalho docente no estado do Rio de Janeiro e a fragmentação do tempo de trabalho: uma matrícula em várias escolas ou adesão ao Projeto Autonomia? – Amanda Moreira da Silva
Considerações sobre a profissão docente no contexto escolar – Arlene de Paula Amaral
Construção de um campo: análise de trabalhos acadêmicos sobre formação docente – Jumara Seraphim Pedruzzi
Desenvolvimento profissional docente e formação continuada: um estudo centrado no contexto da escola – Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves, Claudia Macedo Coutinho Freitas
Dificuldades encontradas por professores no início do exercício da profissão docente – Daniela Ribeiro Medeiros Batista, Claudio Pinto Nunes.
Do dispositivo clínico ao dispositivo escolar – Oneli Fátima Teixeira Gonçalves
Educação física na EJA: refletindo sobre a formação do professor – Débora Leonel Peluso, Sílvia Maria Agatti Lüdorf.
El docente frente al espejo. De reflejos y malestares en la convivencia escolar - Angélica Rodriguez, Magnolia Aristizábal, Alfonso Guzmán.
Estratégias de formação do professor universitário entre a memória e a experiência: uma conversa no espiral do tempo – Vânia Alves Martins Chaigar, Lígia Cardoso Carlos
Formação continuada em pós-graduação lato-sensu: motivações e perspectivas docentes – Renato Sarti dos Santos
Formação do professor reflexivo no contexto do estágio supervisionado – Sebastião Silva Soares, Roberta Gama Brito.
Formação docente num contexto de expansão: experiência no Campus Sorocaba – UFSCar – Elenita Ferreira Meira Camargo, Ofir P. C. Madureira, Ailton Bueno Scorsolini (Aprovado como excedente para publicação nos anais do evento)
Formação Docente: a licenciatura e o futuro professor – Isabella Tymburibá Elian.
Fóruns de EJA como espaço de mobilização: reflexões através de narrativas – Raquel Silveira Martins (Aprovado para publicação nos Anais do evento)
Identidade e Condição Docente: quem são os professores formadores em didática? – Giseli Barreto da Cruz, Luis Paulo Cruz Borges, Jules Marcel de Oliveira, Rosineire Silva de Almeida, Amanda de Jesus Silva.
Identidades docentes na UFRRJ: uma narrativa de formação pelos fundamentos da educação – Priscila Moreira Santos da Silva, Fabrícia Vellasquez Paiva
Identidades docentes na web: análise de representações do professor em imagens difundidas pela internet – Doan Ricardo Neves da Cruz (Aprovado como excedente para publicação nos Anais do evento)
La práctica en los proyectos curriculares y su significado en la formación del docente para la educación infantil – Maria Esther Tobos Valderrama
Las Representaciones sociales, del significado de trabajo académico del profesor universitario. Perspectivas de formación – Lillyam López.
Nos interstícios da identidade nacional e cultural: os discursos das professoras da fronteira Brasil – Uruguai – Regina Célia do Couto
O professor na contemporaneidade: excessos retóricos de um “protagonismo” contraditório – Bruna Sola da Silva Ramos
Professores da EJA na Região dos Inconfidentes: considerações preliminares sobre seu perfil – Jessica Cristina de Carvalho Martins, Angelita Aparecida de Azevedo Freitas, Viviane Wiltemburg Araújo.
Professores iniciantes: contribuição de pesquisas brasileiras – Solange Cardoso e Célia Maria Fernandes Nunes
Proposta de agenda investigativa a partir da relação CTSA – um repensar curricular – Maria Cristina Ribeiro Cohen (aprovado para publicação nos Anais do evento).
Roteiros e configurações de experiências estéticas na formação docente: quando a estética se rebela de uma estática docente – Denise Aquino Alves Martins.
Saberes docentes de professores da educação profissional e tecnológica – José Angelo Gariglio
Sociologia da educação e teoria da reprodução: Bourdieu e a escola conservadora – Rodrigo Antônio Simões da Silva Pena
Trabalho e Educação: Cidadania Negada? – José Antônio Spinelli
Vida de professores, Leitura literária e formação docente Mônica Correia Baptista, Amanda Abreu Noronha, Celia Abicalil Belmiro, Maria Zélia Versiani Machado, Priscila Maria Caligiorne Cruz.
Eixo 2 – Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs):
A Construção do Ser Professor Utilizando Tecnologias Imagéticas – Angélica Fátima Piovesan, Nanci Miyo Mitsumori, Carla Nery Magalhães.
A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação do Professor – Rilza Rodrigues Toledo – Sandra Cristina de Medeiros.
Ensino/Aprendizagem na Perspectiva Hipertextual: Políticas de Formação Docente, Inserção das Tics e a Prática De Multiletramentos – Horácio dos Santos Ribeiro Pires, Maria Otília Moura Gomes Andrade, Pedro Wladimir do Vale Lyra, Eliana Crispim França Luquetti.
Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação – a propósito da relação entre ensino de história, história cultural e cinema – Humberto Perinelli Neto, Rodrigo Ribeiro Paziani, Solange Vera Nunes Lima D’Água, Geisinara Fernanda Busquet Dias, Mariana Pires Calijuri.
Juventudes, relaciones digitales y práctica profesional – Leticia Muñoz Cobeñas.
Tecnologia Educacional: Conexões Conceituais – Liane Ferreira da Trindade Mariz.
Tecnologias de EaD na Licenciatura em Língua Portuguesa: Autonomia, Interação e Colaboratividade – Andressa Cristina Coutinho Barboza.
Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:
A formação de educadores/educadoras na creche: diálogos possíveis e necessários com a universidade – Núbia Schaper Santos, Alice Macário, Iolanda Cotta Parma.
A formação de professores no Brasil e Contribuições da Psicanálise – Margarete Parreira Miranda, Renata Nunes Vasconcelos.
A importância da formação continuada e a valorização do saber docente – Janaina da Conceição Martins Silva, Mirtes da Piedade Chagas e Souza.
Conduzindo a conduta: os conteúdos básicos comuns do governo mineiro numa perspectiva foucaultiana Gabriela Pereira da Cunha Lima
Da Reestruturação produtiva aos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: Uma perspectiva histórica – Valmir Pereira
Discussões acerca da supervisão de ensino e seu papel na formação continuada de professores – Rosaria de Fátima Boldarine, Raquel Lazzari Leite Barbosa.
El docente frente al espejo: De reflejos y malestares em La convivência escolar – Angélica Rodriguez Molano, Magnolia Aristizábal, Alfonso Guzmán Hoyos
Formação de Professores de língua Portuguesa e Matemática: Reflexões sobre uma experiência – Fernanda Rodrigues Alves Costa, Hasla de Paula Pacheco.
Formação de professores e perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: os cursos de Ciências Biológicas e de Matemática do Ibilce/Unesp – Julio Cesar Torres, Dianelli Lisboa Caun, Daniele Machado de Castilho, Bruno Alexandre Correia Afonso Lopes, Marco Túlio de Oliveira e Paula.
Formação de professores em serviço: discutindo as possibilidades do PARFOR-Pedagogia – Simone Barreto Anadon.
Formación para El empreendimiento em La educación superior – Maria Alicia Agudelo Giraldo
Influência da pesquisa na prática docente – Felipe Aguiar, Rosa Maria da Exaltação Coutrim
O (des)preparo do/a professor/a na presença dos/as estudantes com deficiência: os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber – Walquíria Silva Lúcio, Margareth Diniz.
O cenário dos cursos de licenciatura em Educação Física a distância no contexto do Sistema Universidade Aberta do Brasil – Fernanda Cruvinel Pimentel, Fernando Mascarenhas.
O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores no Brasil Apontamentos Iniciais – Cláudia Mara Niquini.
Políticas de Formação de Professores no Brasil nos anos 2000: Desafios e Possibilidades – Lucia de Fátima Valente.
Políticas públicas de formação de professores: Refletindo sobre o PIBID na formação inicial e contínua – Carla Patrícia Quintanilha Corrêa.
Programa de formação profissional – Proinfantil: Contribuições para as práticas da educação infantil – Cássia Cristina Barreto Santos, Claudia Vianna de Melo.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: contribuições para a formação inicial de professores – Lidiane Moreira Xisto, Bárbara Lima Giardini.
Programas para a formação inicial de professores no Brasil (2000 – 2010) – Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes.
Reflexão crítica em espaço de colaboração: com a palavra pesquisadores de um grupo de pesquisa e profissionais das creches – Ilka Schapper, Vanessa Almeida Stigert, Marília Dejanira Berberick de Almeida.
Reflexões sobre os desafios da formação do pedagogo sob a ótica de estudantes de pedagogia – Maria Helena Lino Fernandes, Regina Magna Bonifácio de Araújo, Célia Maria Haas, Helena Machado de Paula Albuquerque.
Uma Proposta de Formação Continuada para Professores da Educação Básica – Paula Almeida de Castro, Morgana Lígia de Farias Freire, Eliane de Moura Silva.
Eixo 4 – Avaliação educacional:
Avaliação de políticas públicas e suas implicações na pesquisa educacional brasileira – Cássia do Carmo Pires Fernandes.
Avaliação educacional: um processo contínuo de reflexão e diálogo – Helenise Sangoi Antunes, Ane Carine Meurer, Adriana Monfardini, Angelita Zimmermann.
Avaliar por portfólio nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Carolina de Castro Nadaf Leal, Helenice Maia.
O desenho das políticas de avaliação para a alfabetização no Brasil – Maria Océlia Mota.
Políticas públicas afirmativas: reflexões sobre o desafio das políticas de cotas sociais na Universidade Federal de Ouro Preto – Laura Rodrigues Paim Pamplona.
Eixo 5 – Gestão da Educação:
Estágio Supervisionado de gestão: análise do Projeto Político-Pedagógico de escolas públicas – Elisângela Leal de Oliveira Mercado.
Gestão Escolar: Formação contínua – Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Mudanças no papel do Estado, nas Formas de Gestão Pública e nas Políticas Públicas de Educação – Nathalia Gomes.
Perspectivas de pesquisa sobre a gestão no Grupo Escolar “Dom Benevides” – Mariana-MG, 1946-1959 – Rosana Areal de Carvalho, Karla Karoline Pereira, Janaína Maria de Souza.
Processos de Redemocratização e Descentralização do Estado: Municipalização e Gestão Democrática – Ana Lúcia Lima da Costa.
Retrospectiva: uma breve reflexão sobre a política educacional brasileira dos anos 1990 – Giovani Barbosa Prado
Uma análise da LDB de 1996 a partir da relação entre família – escola – Cristina Ferreira Assis
Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:
A contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho e velocidade de nomeação na habilidade inicial de leitura – Sandra Puliezi, Maria Regina Maluf
A influência de um curso de licenciatura plena em ciências biológicas na (re) formulação das concepções pessoais de discentes acerca da origem da diversidade biológica – Camila Paiva Oliveira Soares, Luís Fernando Marques Dorvillé
A relação da família com a frequência escolar de estudantes do 6º e do 9º ano de uma escola municipal de Belo Horizonte – Roberta Andrade e Barros
Ação pedagógica para a construção da cultura de paz: narrativas de histórias de vida – Juliana Eugênia Caixeta
Articulando ensino superior e educação básica: uma proposta de formação de professores e melhoria do ensino de física – Claudia Pereira de Lima, Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros
Atividades investigatórias e história da matemática em sala de aula: ensinando e aprendendo o teorema de tales – Marcia Nunes dos Santos, Marger da Conceição Ventura Viana
Ensino de literaturas: reflexões sobre a abordagem do texto literário – Danglei de Castro Pereira, Janeci Raquel Rodrigues Castro Pereira, Glenda Yasmin Souza, Inêz S. Araujo
Idéia inicial do aluno e elaboração do conceito na atividade educativa da mediação dialético-pedagógica - Maria Eliza Brefere Arnoni
Livros didáticos de Ciências: escolha e utilização por professores da rede pública – Mariana Cristina Moreira Souza
Mediação, aprendizagem e prática docente. (filosófico) – Edilson Moreira de Oliveira, Humberto Perinelli Neto, Maria Denize Guedes.
O cotidiano de uma escola pública no estado do Amapa/AP: a educação física e uma professora em questão – Maria da conceição dos Santos Costa
O fazer em Arte: aproximações e afastamentos entre a prática e o currículo – Bruno Teixeira Paes
O livro didático de alfabetização e seus modos de uso pelos professores – Giane Maria da Silva, Francisca Izabel Pereira Maciel, Maria da Graça Ferreira da Costa Val.
Perfil das professoras que ensinam ciências nas séries iniciais nas Escolas de Mariana – Sheila Alves de Almeida, Arlinda Campos, Laísa Cesário.
Pesquisas históricas como ferramenta de ensino: a cidade como fonte – Michele Rosado de Lima castro, Hianna Souza Sette
Primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: práticas pedagógicas de nove professoras do interior do estado de São Paulo – Caroline Raniro, Keila Hellen Barbato Marcondes, Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Questões de leitura no Brasil – Gláucia Beretta, Rosa Maria dos Santos
Reflexões sobre a construção da noção de tempo no ensino de História na Educação Básica – José Petrúcio de Farias Júnior
Sequências didáticas na formação continuada de professores alfabetizadores – Lorena Bischoff Trescastro, Cilene Maria Valente da Silva
Sugestões de leitura de textos de divulgação científica por futuros professores de ciências das séries iniciais – Tatiana Galieta
Tornando-se um Profissional Crítico: Letramento Crítico como Possibilidade para o Fortalecimento de Identidades e Empoderamento de Alunos e Professores – Andrea Machado de Almeida Mattos
Transformando a formação inicial do professor de Língua Inglesa da escola básica através do PIBID (op) – Malia Spofford Xavier
Um olhar enunciativo sobre o ensino de sintaxe – Elke Pena
Eixo 7 – Educação quilombola, do campo, indígena, de jovens e adultos, profissional:
A formação continuada de professores do campo: relatos de experiências docentes – Elizete Oliveira de Andrade.
Carolina Maria de Jesus: mulher favelada ou militante escritora? Bartolina Ramalho Catanante
Do gramado a croa do rio: retratos do futebol a partir das vivências dos ribeirinhos da Ilha de Paquetá em Belém do Pará – Vera Solange Pirs Gomes de Sousa, Harysson Daniel.
Formação continuada do professor da EJA e a prática docente na perspectiva inclusiva – Izabel Conceição Nascimento Costa dos Santos, Ângela Cristina dos Santos, Lígia Maria Acácio Alves, Emmanuel Ribeiro Cunha, Maria Josefa de Souza Távora.
Formação de professores e a implementação da lei 10639/03 no curso de pedagogia da Universidade Federal de Viçosa – Elenice Rosa Costa, Erisvaldo Pereira dos Santos.
Formação de professores e Iniciação À Docência nas Classes Multisseriadas: O desafio do Estágio Curricular em Pedagogia – Terciana Vidal Moura.
Jovens e a educação profissional: o projeto soldado cidadão – Hércules Guimarães Honorato, Débora Borges Lima.
Lei 10.639/03: educação, etnicidade e poder – Tarcísio Glauco da Silva.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no contexto do processo de expansão da educação profissional no Brasil – Geralda Aparecida de Carvalho Pena.
Por uma poética no campo: os desafios da arte-educação no meio rural do Alto Vale Piranga/ MG – Juliana de Conti Macedo
Tecendo a história: políticas indigenistas brasileiras e educação escolar indígena – Vera Lucia Teixeira Kauss.
Eixo 8 – Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade:
A formação docente na perspectiva da educação inclusiva: os desafios encontrados na educação básica – Silvana Sousa Andrade.
A produção de conhecimento em Educação Especial no contexto da ANPEd: Uma análise do período de 2002 a 2010 – Eliana do Nascimento Libanio Maia, Cleidiane das Graças Bento, Kênia Regina Saraiva Gonçalves.
Alunos, professores e escola: práticas educativas e inclusão em escolas públicas de Ouro Preto – Tatiane Felipe Lopes, Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira.
Aprendendo o grupo dos insetos de forma táctil: uma proposta para viabilizar o ensino a alunos cegos e videntes – Raianna Farhat Fantin, Jessica Cunha da Silveira, Marcella Junqueira Goulart, Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
Educação inclusiva: arte/educação, uma estratégia pedagógica – Carlos Alberto Ferreira da Silva, Gislaine de Fátima Ferreira da Silva.
Escola: um marco no processo da formação sexual e de gênero – Reginaldo Peixoto, Marcio de oliveira, Eliane Rose Maio.
Formar professores para a educação inclusiva: o que revelam os currículos dos cursos de ciências da natureza de uma universidade pública estadual – Viviane Borges Dias, Ivete Maria dos Santos, Geraldo W. Rocha Fernandes.
Narrativas audiovisuais e juventude: universidade, extensão e políticas públicas – Adriano Medeiros da Rocha, Marta Maia, Hila Rodrigues.
Os cursos de licenciatura e a formação para a inclusão escolar – Inês Aparecida Costa Quintaninha, Dulcéria Tartuci, Márcia Rodrigues da Silva.
LISTA DE APROVADOS NA MODALIDADE DE PÔSTER
Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente:
A expansão do ensino superior e o novo perfil docente na UFOP – Juliana Santos da Conceição, Maria Teresa Gonzaga Alves, Célia Maria Fernandes Nunes.
Algumas Compreensões de Educação dos Professores dos anos iniciais – Graziele Correa Amorim.
Articulações/negociações/mediações: processo de produção curricular no entrelugar Educação Infantil-Ensino Fundamental – Rosalva de Cássia Rita Drummond
Capacitação docente em curso de Medicina: um desafio – Fabiana Alves Nunes Maksud, Adriana Maria de Figueiredo, Maria Cristina Veiga Aranha Nascimento.
Concepções e dinâmicas do Estágio Remunerado sob a ótica da formação, profissionalização e precarização do trabalho docente – Solange da Silva Brito, Bárbara C. M. Sicardi Nakayama.
Das salas de aula à subjetividade docente: o sofrimento psíquico e os efeitos de uma mestria adoecida – Bárbara Oliveira Paulino.
Homens no curso de Pedagogia: as razões do improvável – Flávia Goulart Pereira.
Implicações da construção de modelos didáticos para o processo de formação docente – Jérssica Couto Ferreira.
Novos cursos: novos sujeitos e perfis – Santuza Amorim da Silva, Natalia Coelho de Miranda
O conceito de TRADICIONAL produzido na aprendizagem de formação do pedagogo em universidades baianas: “A crise na educação” e a Escola das Séries Iniciais no Brasil – Cora Corinta Macedo de Oliveira
O distanciamento da paideia: a licenciatura em filosofia e a preparação para a docência – Karla Lobato Fonseca, Hugo Neto Silva, Tiago Pinheiro Daré.
O impacto do programa “UFOP com a Escola” na prática docente de Professores da EJA - Natalia Janaína Coelho Gomes, Daiane Ansaloni Mendes, Rosilane Kátia de Oliveira.
O PIBID e a formação de docentes pedagogas/os: relato de uma experiência – Glauco Fernando Silva Santos, Franciele de Oliveira Prestes, Mayara de Castro de Oliveira, Priscila de Carvalho Moraes, Helena Pais Jasiulonis.
O que dizer sobre o currículo? A pesquisa na busca de um livro didático para a graduação - Izabel Cristina do Nascimento Augusto, Cláudio Lúcio Mendes.
Oficina de Documentário e o Ensino de História - Felipe Xavier Neto, Henrique Geovanine, Vanessa Sanches Ramos
Olhares Sobre a Educação Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no Estado de Minas Gerais – Alice Gomes Antonicci, Solange Cardoso.
Percursos profissionais e cultura professoral: os professores e as políticas dirigidas ao magistério – Libania Xavier, Amanda Moreira da Silva, Arlene de Paula Amaral, Bruno Bahia, Nathalie Ramos Monteiro Sousa
Ser ou não ser professor da área de ciências em educação básica: eis a questão – Letícia de C. Rodrigues Araújo, Maria Cecília Soares Barbosa.
Um novo modelo de licenciatura: representações sociais de alunos concluintes e ingressantes – Eliane Magalhães da Silva, Alda Judith Alves Mazzotti.
Eixo 2 – Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs):
A docência em foco: transformações a partir da prática pedagógica na Educação a Distância – Luciane Penteado Chaquime, Daniel Mill.
As Tecnologias Na Educação E Seu Uso Criador – Náira Fonseca Fois, Isadora Souza Da Silva.
Mediação tecnológica na formação docente: as representações de uma cultura visual através do emprego do recurso tecnológico em práticas pedagógicas - Darsoni de Oliveira Caligiorne, Eliana Gomes S. Machado, Moacir Gomes de Almeida.
O trabalho do tutor: da formação docente para a presença virtual – Mirtes da Piedade Chagas e Souza, Janaina da Conceição Martins Silva
Tecnologia e Ação: propostas de intervenção educativas na organização escolar – Rafael Rochê da Silva.
Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:
A Experiência da Mesa Educacional Alfabeto na Educação de Jovens e Adultos: Um relato do Projeto PIBID/PED-EJA – Karlene de Sousa Bonfim, Cristina Maria de Jesus, Geize Aparecida Firmino.
A importância do PIBID na formação continuada de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Rachel de Alvarenga Leandro Siqueira, Hellen Carvalho Bastos da Silva, Gilcilea Belo Ferreira Nunes, Munike Taynara Cunha da Silva, Eliana Crispim Franca Luquetti.
Autoria em textos de alunos do Ensino Médio – Luana Noleto, Jessica Pacheco Gomes.
Compreendendo a relação entre Democracia e Educação: o papel da formação de alunos das licenciaturas e do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa – Philippe Drumond Vilas Boas Tavares
Concepções e Práticas da Formação Continuada dos professores de um Colégio de Educação Básica Federal – Roberta Moore Pamplona, Inês Ferreira de Souza Bragança
Formação continuada: Possibilidades de êxito e de fracasso – Cláudia de Carvalho Cosmo, Sílvia Ibiraci de Souza Leite
Formação de professores da Educação Básica em perspectiva comparada: Brasil-Portugal – Nathanael da Cruz e Silva Neto.
Formação de professores: algumas considerações sobre os cursos de licenciatura em uma universidade pública – Tatiana Carvalho Duarte
Importância de conhecer as decisões e políticas educacionais durante a formação inicial dos educadores – Fernanda Cristiane Fernandes, Fabíola Isabela Pegoraro Pinheiro.
Impressos para professores: os significados da materialidade dos materiais de leitura de três programas especiais de formação docente. Há um novo modo de escrita e de leitura para professores? – Karilene Margaret Delgado de Oliveira, Flávia Medeiros Sarti.
O Banco Mundial e sua influência na política educacional brasileira de Formação de Professores – Andressa Maris Rezende Oliveri.
O desenvolvimento das disciplinas práticas na formação de professores das séries iniciais – Débora Borges Lima, Laélia Portela Moreira.
O ensino de história e de geografia no Ensino Fundamental : reflexões em torno de uma pesquisa envolvendo uma política de formação docente – Humberto Perinelli Neto, Solange Mariana de Oliveira Brandolezi, Renata Luiza Xavier dos Santos, Patricia Cristina dos Santos, Mariana de Oliveira Brandolezi.
O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física do Ibilce/Unesp – Vitor Magalhães, Leonardo Capobianco Andrade, Giovana Letícia Mosinahti, Jefferson Felipe Candido Perez, Josy Ane Afonso Carraro Gonçales
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR no estado de Mato Grosso do Sul: Quais os Impactos e os desafios enfrentados na formação dos docentes? – Erivânia Oliveira de Paula, Bartolina Ramalho Catanante.
Reflexão crítica em espaço de colaboração: com a palavra pesquisadores de um grupo de pesquisa e profissionais das creches – Ilka Schapper, Vanessa Almeida Stigert, Alice de Paiva Macário.
Eixo 4 – Avaliação educacional:
A qualidade metonímica nas avaliações padronizadas do município do Rio de Janeiro – Luciane Pelagio Costa de Melo, Raquel Silva Barros.
Avaliações externas de matemática na microrregião de Ubá: estudo comparativo/qualitativo dos dados estatísticos – Cristiane Aparecida Baquim, Carmen de Almeida Martins, Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel.
Entendendo as dificuldades dos alunos em provas de Biologia: contribuição para o processo de ensino-aprendizagem – Jéssica Elisa N. Gonçalves, Juliana Cardoso, Ana Cléa Moreira Ayres.
Estudo Comparativo entre a aplicabilidade das habilidades e competências requeridas nos planos de disciplinas x instrumentos internos de avaliação – Judilma Aline Oliveira Silva.
Implicações da avaliação em larga escala na gestão escolar – Adriana Normand Caldeira.
O Programa Escola Integrada na avaliação de bolsistas do curso de Pedagogia – Anna Rachel Gontijo Mazoni, Elias José Lopes de Freitas, Jussara Maria de Pinho Magalhães Penna, Maria José Pereira, Stela Willians de Carvalho.
Qualidade da e na escola: apontamentos de uma pesquisa em construção – Claudia de Souza Lino.
Eixo 5 – Gestão da Educação:
Núcleo de Apoio Pedagógico da UFOP: desafios para o desenvolvimento de uma política de gestão pedagógica no ensino superior – Adilson Pereira dos Santos, Hermelinda Gomes Dias.
Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:
“Música Urbana Gera Gentileza” – Érika Akel Fares, Eduardo Wagner Nunes Chagas, Daniela Silva e Silva, Cristiano Martins Amorim, Bruno Guilherme dos Santos Borda.
A disciplinarização do corpo e sua influência para o processo de ensino-aprendizagem na História – Amanda Renata Rezende, Karla Karoline Pereira.
A formação de leitores por meio da poesia de Manoel de Barros na Escola Municipal Sullivan Silvestre Oliveira, tumune kalivono/criança do futuro – Maria Leda Pinto, Erica Oliveira Silva. (Favor entrar em contato com a Secretaria do evento)
A prática de ensino de “História da África” e dos africanos: uma lacuna a ser preenchida nos currículos acadêmico e escolar – Rafael de Almeida Daltro Bosisio, Newman di Carlo caldeira.
Análise de casos de referenciação em textos dissertativo-argumentativos de alunos participantes de oficinas de redação do PIBID – Renata Borges Fernandes Sousa, Daiana Lombardi de Cuba, Marconi Dos Anjos Prata.
Construindo o hábito da leitura através de projeto – Grayce Kelly Silva Costa, Juliana Aparecida Acácio Ambrósio, Maria Aparecida Ferreira Fontes.
Crônica Literária: uma perspectiva de interação do aluno com o texto literário – Maura Camargo Oliveira, Franciele Barboza Neves, Thays Renata da Silva Dias.
Dificuldades no processo de elaboração do TCC – Débora Leonel Peluso, Dayene Telles Macedo, Sílvia Maria Agatti Lüdorf.
Do riso ao humor como prática pedagógica – João do Carmo Filho
Ensino e Aprendizagem com base no trabalho interdisciplinar e na contextualização do conhecimento – Danielle Volpian Marques, Joseli Maria Piranha.
Formação docente inicial: diagnóstico da realidade escolar e possibilidades de intervenção para um ensino contextualizado e efetivo – Márcia Cristina de Oliveira Figueiredo, Maria Cristina Lobo da Silva, Jussara Cristina de Castro Santos, Isabela de Melo Maia, Izabella Scalabrini Saraiva.
História da matemática: aprendizagem e prática docente nos primeiros anos do ensino fundamental – Anderson Oramisio Santos, Camila Rezende Oliveira, Guilherme Saramago de Oliveira, Olíria Mendes Gimenes.
Inovando Práticas Pedagógicas e Desenvolvendo a Formação Docente Através Do Ensino De Literatura e Língua Inglesa – Evandro Luís Moreira de Souza, Letícia da Silva Ferreira Gabriel, Marianne Nepomuceno, Monyze de Souza Cunha, Tamyres Fernanda Maciel.
Jornada Científica na escola: a pesquisa na formação docente e na educação básica – Renato Sarti dos Santos, Luiz Felipe de Oliveira Cavalcanti, Roberto Martins Costa, Caroline do Carmo, Raíra Pereira Rodrigues.
Literatura e primeira infância – Mônica Correia Baptista, Amanda de Abreu Noronha, Priscila Maria Caligiorne Cruz.
Ludicidade em práticas pedagógicas para o trabalho com o tema Pluralidade Cultural – Ariane Dias Borges, Simone Maria de Lima, Felipe de Araújo de Abreu, Pablo Paolletti Rezende Waldemir da Silva, Natália Aparecida Morato Fernandes.
Modelos anatômicos e folders como ferramentas para o ensino de Biologia – Nathália Caroline Rosa, Thaiz Santos Souza, Déborah Batista Ramos de Moraes, Luciana Barreto Nascimento.
O desafio da formação docente: laboratório de apoio à ação docente para a educação das relações étnico-raciais e a diversidade sexual e de gênero – Léia Teixeira Lacerda, Toni Salvador Massiaba Jorge, Erica Oliveira da Silva
O desenho como tradutor de sentimentos – Patricia Ramira de Oliveira, Manuelli Kolln.
O Design Thinking como possível ferramenta do processo ensino-aprendizagem: uma análise comparativa aplicada ao Projeto Inovação – Carolina Campos Furtado.
O Ensino de História e o Uso de Novas Metodologias – Alexandre de Oliveira Silva, Elton John da Silva Santiago, Cristiane Kozlowsky Neves, Vanessa Gomes Ramos Sanches, Yan Gabriel Souza de Oliveira.
O Livro Paradidático como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o 9º ano do Ensino Fundamental – Luiza Gabriela de Oliveira.
O lúdico como ferramenta auxiliar no ensino da matemática – Jussileno Souza da Cunha.
O movimento da matemática moderna em Minas Gerais: A geometria dos livros didáticos de autores mineiros – Marger da Conceição Ventura Viana, Pedro Henrique da Silva.
O que as professoras de Biologia aprendem com a experiência do PIBID –Jane Aparecida de Oliveira, Sheila Alves de Almeida.
O que muda quando mudam os nomes: os processos de alfabetização e letramento com crianças no ensino fundamental de nove anos – Rosângela Márcia Magalhães
O sujeito do lugar e o lugar do sujeito: a subjetividade discente no programa ANDIFES de mobilidade acadêmica nacional na UFOP – Raquel Leite Braz.
O trem da ciência: novas possibilidades de abordagem para o ensino de ciências – Gabriela Rosa Ramos, Gabriela de Paula Oliveira, Beatriz Carvalho Almeida, Gilmar Pereira de Souza.
Pluralidade cultural e os ritmos musicais – Eduarda Aguilar Damásio, César Augusto de Almeida, Gerson Ap. Fausto de Oliveira Júnior, Luana Rosa Rodrigues Romão, Ludwig Pereira Jardim.
Pluralidade Cultural: Desafios da aprendizagem interdisciplinar – Eduardo Petrucci, Letícia Alvarenga de Paula, Wilian Dênis da Silva, Letícia Fernandes Guimarães, Rosália Maria Tomaz de Aquino.
Possibilidades da Modelagem em Educação Matemática para sala de aula. – Anderson Luiz Lunardelli, Ana Paula dos Santos Malheiros.
Práticas pedagógicas na Escola Estadual Professor Carlos Henrique Schrader e sua contribuição para as relações étnico-raciais e a diversidade sexual e de gênero – Thaís Oliveira Amaro, Maria Lúcia Braz Lopes, Gisele Lunas Rodrigues.
Primatas: evolução, distribuição, características, e as espécies presentes da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, MG. – Priscila do Carmo de Oliveira, Roberto Zampier Lacerda Maximiano, Bruno Garzon Camara, Amanda Caeiro da Silva, Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
Primeiro ano do ensino fundamental: desvendando a matemática – Roseli Viola Rodrigues, Gilmar Duarte Ribeiro Bueno, Márcia Tessaro, Karina Fitz
Processos de ensino e aprendizagem na cidade de São Gonçalo: Mais educação na superação do fracasso escolar - Geni de Oliveira Lima
Projeto de formação continuada de professores iniciantes de educação física – José Angelo Gariglio, Tarcísio Mauro Vago, Andrea Moreno, Meily Asbud Linhales, Gabrielle Batista Dias.
Relação entre os espaços não formais da região de Ouro Preto e Mariana e a sua utilização para o ensino – Ricardo Henrique Souza Panzera, Ingriddy Nathaly Santos Moreira.
Relação pedagógica na atividade educativa: metodologia da mediação dialética M.M.D. – Maria Eliza Brefere Arnoni, Beatriz Stefanie da Silva, Cintia Brandemarte Poletto, Juliane Marigo de Lima, Karen Christina Mendonça de Lima.
Relato de experiência: a produção do jornal escrito como fonte de ensino de diversos gêneros textuais – Adriana Naves Coelho, Camila Souza dos Santos, Heloísa Maria Marques Lessa, Ariane Martins, Lauro Pessato.
Ser professor de História: A importância da fundamentação teórica da prática docente – Rodrigo Davi Almeida
Uma proposta de ensino a partir da diversidade textual: relato de experiência – Alcineia Aparecida Sangalli, Jasmin Elizabeth Bogarin Dure, Sarah Vasconcellos Marques Almeida.
Eixo 7 – Educação quilombola, do campo, indígena, de jovens e adultos, profissional:
A infância sob o olhar da criança indígena: dados preliminares da pesquisa – Nathalia Cunha Polese.
A subjetividade docente na construção de uma prática pedagógica afrodescendente – Maria Cristina Rodrigues Gomes.
África no currículo das escolas básicas: livros didáticos e formação docente – Edgleice Santos Pereira de Araújo, Christineide Ferreira Lemos Nakagawa, Felipe Datti Dias, Gislaine Maria Barbosa Antunes.
Cultura afro-brasileira na cidade de Mariana: Pibid/Ped/UFOP em ação – Joice Rocha Maia, Carlos Henrique de Brito Furquim, Maria Helena Rodrigues, Daniel Paulo Silva da Conceição, Joana Coeli Saraiva Câmara.
Diversidade cultural e práticas corporais indígenas no ensino superior – Maria Da Conceição dos Santos Costa, João Pedro Ferreira Belo de Souza, Josiane R. Vilhena do Nascimento.
Escrever para aprender: a experiência do Pibid em turmas da educação de jovens e adultos – Laísa Cesário, Renata Cássia.
Formação de professores e a implementação da Lei 1010639/03 no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa – Elenice Rosa Costa, Erisvaldo Pereira dos Santos.
Mudando a rotina escolar dos alunos da EJA: o projeto Pibid/Ped-EJA no município de Mariana – Mayara Carvalho Martins, Ada Guimarães Ribeiro, Natália Barros Martins, Amanda Pedrosa Barsante.
O processo educativo nas relações étnico-raciais e a diversidade sexual e de gênero desenvolvido na Escola Municipal Sullivan Silvestre Oliveira, Tumune Kalivono/criança do futuro – Cláudia Andrea Ferreira, Cilmara Miranda Camargo, Renato Alves de Souza.
Os alunos e alunas atendidos pela EJA: do conhecimento à construção – Regina Magna Bonifácio de Araújo, Andresa da Silveira Guimarães.
Percurso acadêmico e interculturalidade na formação de educadores indígenas – Maria Regina Lins Brandão Veas, Karla Cunha Pádua
Relações etnicorraciais e identidade em materiais didáticos – Sílvio Márcio Bernardes, Márcia Custódia Pereira, Janaína da Conceição Martins Silva.
Representações sociais de educação do campo para estudantes do curso de licenciatura em educação do campo – Luciane de Souza Diniz, Maria Isabel Antunes Rocha.
Um olhar sobre a experiência de bolsistas em um curso de formação intercultural de educadores indígenas – Emerson Melo, Renata Vieira, Roberta Barros.
Eixo 8 – Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade:
Acessibilidade em museus: primeiros resultados no curso de museologia da UFOP – Gilson Antônio Nunes, Marcilene Magalhães da Silva.
Acessibilidade em museus: a pessoa com deficiência visual - Rochane Emanuelle Alves, João Carlos de Oliveira Tobias, Felipe Numeriano da Silva
Educação física e inclusão: uma experiência pedagógica na relação entre práticas corporais e de lazer na formação de professores em educação física no estado do Pará – Rosani Nazaré Morais de Oliveira.
Núcleos Escolares de Educação em Direitos Humanos: por um diálogo produtivo com a diferença – Joice Oliveira Nunes.
O ensino de LIBRAS como alternativa para o processo de inclusão na rede regular de ensino – Adriane Oliveira Santos Barbosa, Ana Luisa Gediel, Fabiana Miranda, Jessica Fernandes, Apolônia Ferreira
O papel da sala de recursos na produção de recursos didáticos como estratégia de um ensino inclusivo – Andressa da Silva Brito, Ana Paula Costa Borges, Juliana Brandão Costa Bispo, Débora Braga Rocha Eloy, Marina Helena Chaves Silva.
Políticas Públicas de Educação Inclusiva: a cultura surda e o papel do professor – Renata Borges da Silva, Rosália Maria Netto Prados.
Preparação de materiais em braille pelo núcleo de educação inclusiva de uma instituição de ensino superior – Emília Maria França Lima, Nathália de Fátima Moreira.